sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

= BRASIL NO ATOLEIRO =

foto passista no barro

A ilustração acima, é da revista inglesa mais antiga do mundo sobre Economia. Não é nenhum tablóide.  Veja a foto e o texto com que ela enuncia o Brasil. Fala em “bagunça”, “atoleiro”. Palavras distantes de seu vocabulário usual. Situa nossa festa nacional na lama como se vê da foto acima.  
"A economia brasileira está uma "bagunça" e enfrentará dificuldades para sair do "atoleiro" onde se encontra." Assim definiu a última edição semanal da revista britânica "The Economist", que dedicou uma matéria de capa sobre os atuais desafios do governo para retomar o crescimento. 
De acordo com a publicação, os problemas econômicos do país são bem maiores do que o governo possa admitir ou que os investidores pareçam perceber. "A estagnação adormecida na qual o país caiu em 2013 está se tornando uma completa – e provavelmente prolongada – recessão, uma vez que a inflação pressiona os salários e a capacidade de pagamento das dívidas do consumidor", diz a revista.
Conforme  a revista britânica, dois meses após a reeleição da presidente Dilma Rousseff, os brasileiros "estão percebendo que compraram falsas promessas".  A publicação citou o aperto fiscal para equilibrar as contas públicas, os cortes de benefícios previdenciários e a elevação de impostos e preços que estavam represados, além da redução de subsídios a bancos públicos que antes eram repassados a setores e empresas.
A 'Economist' destacou também que há sinais de tentativas de que o governo vai recuar de sua política de incentivo à indústria e encorajar mais o comércio internacional "no que resta de uma economia super protegida".
"A hora de colocar tudo no lugar é agora", finaliza.
Isso não é brincadeira.  Mas fico aqui, trêmulo de medo, onde terminará isso tudo.
Bom fim de semana.
J. R. M. Garcia.